terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"O que é rock'n roll? 
Os óculos do John ou o olhar do Paul?"
(Humberto Gessinger)


Durante o processo de criação do livro "Dicionário do Rock" esbarrei num grande dilema...   O que é rock e o que não é rock?...   Esse rótulo é muito subjetivo! Cauby Peixoto está longe de ser considerado roqueiro, mas foi ele que em 1957 gravou o primeiro rock brasileiro, “Rock’n roll em Copacabana”, de autoria de Miguel Gustavo (que também estava longe de ser um "roqueiro"). Ambos provavelmente estarão entre os verbetes do tal dicionário.
curiosidade:  Miguel Gustavo é também o autor de "Pra Frente Brasil" (hino utilizado na Copa de 70).

Praticamente todo o pessoal da Jovem Guarda, eram cantores(as) românticos(as) que meteram-se a fazer rock e quase todos abandonaram o estilo depois da febre. Erasmo Carlos foi um dos poucos ou o único sobrevivente (comercialmente falando). O "Tremendão" continuou roqueiro e os restantes cairam no esquecimento ou abandoram o rock. Como por exemplo Sérgio Reis, Roberto Carlos, etc.

Mas e... Caetano, Gil, Jorge Ben, Tom Zé, Os Novos Baianos... é rock? 
Existem evidências concretas que poderiam rotulá-los como "roqueiros". Mas não é o que julga o senso comum...

♪♫ Alguma coisa está fora da ordem... ♪♫ 

No mesmo ano em que a Folha de São Paulo publicou que não estourou nenhum hit de rock nacional... Caetano Veloso  venceu o Grammy Latino de melhor álbum de rock do ano... ué??

Em 2011 muitos "roqueiros" fizeram muita "MPB"  

O roqueiro Sérgio Britto dos Titãs lançou um álbum nada rock'n roll... tem até Adoniran Barbosa...


O também titânico, Paulo MIklos enveredou-se para o samba... 
e cantou muito Noel Rosa...


O vocalista do grupo Nenhum de Nós, que já gravou um álbum só com interpretações de Lupcínio Rodrigues... realizou vários shows em 2011 dedicado ao compositor gaúcho.


São inúmeros exemplos... dessa interação entre o "ROCK" e a "MPB"... (considerando que  o rock brasileiro não faça parte da MPB).  

É difícil o trabalho dos "rotuladores"...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vem aí...
o primeiro e único Dicionário do Rock Brasileiro

 
Os deuses do rock me agraciaram com a missão de escrever o Dicionário do Rock...  

(Sendo mais específico... foram a Marcele e Gustavo da Editora Belas Letras com o apoio de Guilherme Dantas da Sempre Ler)

Com lançamento previsto para o final de 2012, o Dicionário do Rock será o maior e mais atual compêndio do rock brasileiro.  O único livro similar ao que pretendemos lançar, foi publicado há 25 anos..."O ABZ do Rock Brasileiro". Que além da defasagem (evidentemente), inclui muitas bandas do underground paulista e carioca. O livro traz o Tony Bellotto (Titãs) na capa . Por coincidência foi o primeiro livro que comprei  em minha vida... ainda quando criança. 



Um segundo "concorrente" seria o "Dicionário Houaiss Ilustrado - Música Popular Brasileira". O maior problema deste livro talvez seja a sua abrangência... É quase uma bíblia... possui mais de 1000 páginas, com letrinhas minúsculas, reune milhares de nomes da música brasileira de todos os segmentos, tornado-o praticamente impossível e massante a sua leitura do início ao fim.

A proposta do "Dicionário do Rock" é trazer todos os nomes que contribuiram e contribuem para a história do rock feito no Brasil. Será totalmente ilustrado, com caricaturas dos grandes roqueiros, capas dos álbuns clássicos, curiosidades e muito mais.



















http://www.belasletras.com.br/     http://www.sempreler.com.br/


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

 Absyntho e Yahoo...

As postagens realizadas no twitter @RockAnos80 tem como meta enaltecer todos os roqueiros da década de 80 sem qualquer preconceito... nem com a turma dos "engraçadinhos" (Absyntho, João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Inimigos do Rei) e nem com a turma dos "rock-romântico-piegas" (Placa Luminosa , Yahoo, Roupa Nova)...

Na condição de único mediador do twitter, sinto-me como um narrador de futebol que não pode ou tenta não expressar sua preferência por este ou aquele time... algo que infelizmente (por mais que me esforce) acabo não escondendo...

Vou confeçar-lhes uma de várias falhas minhas... 

Dentre os mais de 10 mil tuites postados no @RockAnos80 não houve nenhum  dedicado aos grupos Yahoo e  Absyntho... Mesmo que nós não consideramos tais grupos como rock ou com qualidade digna de nota,  não podemos descartar a possibilidade de que muitas pessoas poderão sentir grande comoção ao ouvir o "Meu Ursinho Blau Blau"...  

As canções tem esse poder de arremessarmos ao passado... mesmo contra a nossa vontade... pois se num determinado momento, muito marcante de sua vida estiver tocando uma determinada música... Como por exemplo, alguma do Michel Teló, e daqui há 20 anos quando ouvir "Ah se eu te pego" você poderá derrubar muitas lágrimas...


Com vocês... grupo Absyntho e o grupo Yahoo....
e chorem de emoção, de raiva ou de rir... rsrs        
                                       

































Seja por pura nostalgia ou pela qualidade intelectual...    
 VIVA O ROCK ANOS 80!