terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"O que é rock'n roll? 
Os óculos do John ou o olhar do Paul?"
(Humberto Gessinger)


Durante o processo de criação do livro "Dicionário do Rock" esbarrei num grande dilema...   O que é rock e o que não é rock?...   Esse rótulo é muito subjetivo! Cauby Peixoto está longe de ser considerado roqueiro, mas foi ele que em 1957 gravou o primeiro rock brasileiro, “Rock’n roll em Copacabana”, de autoria de Miguel Gustavo (que também estava longe de ser um "roqueiro"). Ambos provavelmente estarão entre os verbetes do tal dicionário.
curiosidade:  Miguel Gustavo é também o autor de "Pra Frente Brasil" (hino utilizado na Copa de 70).

Praticamente todo o pessoal da Jovem Guarda, eram cantores(as) românticos(as) que meteram-se a fazer rock e quase todos abandonaram o estilo depois da febre. Erasmo Carlos foi um dos poucos ou o único sobrevivente (comercialmente falando). O "Tremendão" continuou roqueiro e os restantes cairam no esquecimento ou abandoram o rock. Como por exemplo Sérgio Reis, Roberto Carlos, etc.

Mas e... Caetano, Gil, Jorge Ben, Tom Zé, Os Novos Baianos... é rock? 
Existem evidências concretas que poderiam rotulá-los como "roqueiros". Mas não é o que julga o senso comum...

♪♫ Alguma coisa está fora da ordem... ♪♫ 

No mesmo ano em que a Folha de São Paulo publicou que não estourou nenhum hit de rock nacional... Caetano Veloso  venceu o Grammy Latino de melhor álbum de rock do ano... ué??

Em 2011 muitos "roqueiros" fizeram muita "MPB"  

O roqueiro Sérgio Britto dos Titãs lançou um álbum nada rock'n roll... tem até Adoniran Barbosa...


O também titânico, Paulo MIklos enveredou-se para o samba... 
e cantou muito Noel Rosa...


O vocalista do grupo Nenhum de Nós, que já gravou um álbum só com interpretações de Lupcínio Rodrigues... realizou vários shows em 2011 dedicado ao compositor gaúcho.


São inúmeros exemplos... dessa interação entre o "ROCK" e a "MPB"... (considerando que  o rock brasileiro não faça parte da MPB).  

É difícil o trabalho dos "rotuladores"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário